Educação
A educação é um direito fundamental de todos e através de metodologias de ensino e aprendizado têm como objetivo desenvolver a capacidade intelectual e social do indivíduo.
A educação não se limita à instrução ou à transmissão de conhecimento, compreende ainda o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, com aprimoramento de habilidades e competências. Neste contexto, é importante definir as diretrizes pedagógicas e metodológicas multidisciplinares de ensino na escola, para que a criança participe de um processo de continuidade na formação motora, social, cognitiva e afetiva.
Dentre os benefícios temos a melhora da saúde, socialização e qualidade de vida dos alunos, diminuição de evasão escolar, e por consequência, a prevenção ao uso de drogas, gravidez precoce e criminalidade.
Saúde
Durante muito tempo, a saúde foi entendida simplesmente como o estado de ausência de doença. Considerada insatisfatória, esta definição foi substituída e hoje engloba bem-estar físico, mental e social.
Independente da idade, é de suma importância incentivar a prática de atividade física regular e prazerosa, para aumentar a expectativa de vida, diminuir o estresse e combater doenças ligadas ao sedentarismo, como a hipertensão arterial, diabetes e obesidade.
Propiciar atividades que gerem experiências agradáveis, interação entre as pessoas e atitudes positivas, como jogos, dança, teatro, música e pratica esportiva, levam o indivíduo aliviar a sobrecarga do cotidiano, diminuindo o estresse e melhorando a qualidade de vida.
Meio ambiente
Meio ambiente é o conceito que expressa as diferentes relações estabelecidas entre os seres vivos e sua importância está ligada à manutenção da vida no planeta, assim, envolve a interação entre todos os elementos naturais do planeta, incluindo os seres humanos.
Devido ao atual modelo econômico, baseado em elevados níveis de consumo, a humanidade tem causado inúmeros prejuízos para a flora e fauna do planeta, gerando desequilíbrios ambientais, muitas vezes irreversíveis, que levam a extinção de plantas e animais. Por este motivo torna-se fundamental combater os problemas que causam grande impacto na natureza, como o efeito estufa, contaminação do solo, rios e mares.
As práticas de conservação ambiental são indispensáveis para a sustentabilidade do planeta. Incentivamos as ações como repensar e reduzir o consumo, reutilizar e reciclar objetos, programas de reflorestamento e de diminuição dos gases que provocam o aumento do efeito estufa.